[SÉRIE] YOU

em quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

FICHA TÉCNICA:
Título: You (Você)
Lançamento: 9 de setembro de 2018 (Lifetime) | 26 de dezembro de 2018 (Netflix)
Duração: 45 minutos (aprox.)
Gênero: Drama Criminal, Suspense, New Adult
DesenvolvedoresSera Gamble, Sarah Schechter, Greg Berlanti, Leslie Morgenstein, Gina Girolamo
País: EUA
Direção: Sera Gamble, Greg Berlanti
Distribuidora: Lifetime, Netflix (outros países)
Elenco: Penn Badgley, Elizabeth Lail, Shay Mitchell, Zach Cherry e Luca Padovan

Situação: Renovada para segunda temporada






 YOU é uma série baseada no livro homônimo da autora Caroline Kepnes, lançado em 2014 nos EUA e em fevereiro de 2018 no Brasil pela Editora Rocco. Produzida inicialmente para a tv americana Lifetime, YOU compõe 10 episódios na primeira temporada. Foi ao ar em 9 de setembro de 2018 pela Lifetime, e antes mesmo de chegar ao último episódio foi cancelada. A Netflix comprou os direitos da série, reproduzindo a primeira temporada na plataforma e já encomendou uma segunda temporada prevista para o final desse ano.



 YOU conta a história de Joe Goldberg, um homem que trabalha numa livraria e fica encantado por uma de suas clientes, Guinevere Beck. Começa como todo enamorado dos tempos atuais: busca o nome da pessoa no google. Até aí, okay. Nada demais. As estranhices começam quando através de uma foto (uma foto), ele descobre o endereço dela e começa a persegui-la. Nas redes sociais, onde ela estuda, onde trabalha, as amigas, os romances... Ele arma um plano para que seus caminhos se cruzem e então nossa história começa.

 A série é bem instigante. Ela é contada 98% do ponto de vista do Joe, e em poucos momentos do ponto de vista da Beck.
 Joe é um sociopata, um cara obsessivo pela Beck e jura de pé junto que é amor, que todas as atrocidades que ele faz (vai por mim, a parte stalker ainda é leve) são para o bem dela. Porque ele quer protegê-la. Beck é uma mestranda que sonha em publicar seu primeiro livro e basicamente vive uma vida de mentira. Por mais que seja a mocinha em perigo da história, você não se sente muito apegado a ela por conta das mentiras e de como se vitimiza ao longo da série.
 E fora nossos protagonistas, temos outros personagens que compõem muito bem o cenário do filme. Do lado Joe, temos Claudia, sua vizinha, Paco, seu doce menino, e Ron, o namorado violento. Do lado de Beck temos suas amigas Annika, Lynn e Peach. Esta última, a mais instigante de todas. As três são mulheres da alta sociedade que parecem não ter nada em comum com Beck, colegas de faculdade que por alguma razão se tornaram amigas e assim permanecem.

 A série é construída de modo muito fluído e você se vê preso, louco para saber qual será o próximo passo de Joe em sua busca obsessiva pelo amor de Beck. A série é tão, mas tão bem trabalhada, que você se pega em certos momentos torcendo por Joe, o que é completamente errado porque na real, ele é o grande vilão da história. Mas é difícil se lembrar disso quando ele parece tão apaixonado ou quando ele está com Paco, com quem tem um laço afetivo muito bonito no início da série e mesmo com todos os problemas do mundo, ele parece se importar com o garoto.

 Eu imaginei que conforme os episódios fossem passando, a série ficaria mais pesada, mas isso não acontece exatamente. Ela segue as mudanças de humor de Joe então o episódio é baseado praticamente em como ele está se sentindo naquele momento.
 Uma das coisas que a história nos faz pensar (e o que me deixou mais instigada a ler o livro), é até onde podemos ir por amor, e quais são as linhas que não devem ou devem ser atravessadas. Joe teve uma infância difícil e um último relacionamento que o tornou o que ele é, então por mais horrível que ele seja, você acaba entendendo um pouco as suas ações.

 O final da série é bem surpreendente, pois existe um mistério que envolve o passado de Joe e que fica pairando durante todos os episódios e no último minuto ele é revelado. Revelado pela metade. Pois o mistério em si não foi todo solucionado mas uma parte dele fica aparente, e você entende porque certas coisas não apareceram conforme os episódios avançavam. Eu sei, confuso de se ler assim, mas é que se eu der muitos detalhes, não valerá a pena assistir.
 Suspense, eu confesso, não é muito o meu forte, mas prometi a mim mesma que esse ano iria dar uma chance a outros gêneros, tantos nos livros como nos filmes e séries, e ainda bem que não voltei atrás em minha decisão pois essa se tornou uma das minhas séries favoritas até agora.




Classificação:


CURIOSIDADE!!
Vocês sabiam que tem uma atriz trans no elenco? Isso mesmo. Hari Nef, que interpreta Blythe na série. É uma mulher trans! Incrível, né?

18 comentários:

  1. Pronto, esta entrou para minha lista de séries, acho q já algum tempo não conheço um série com um suspense bom... e pela sua resenha esta se enquadra... E também me identifico... por isso vou começar a assistir hoje mesmo... e passo aqui para falar do que eu achei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo Janaina!! Fico muito feliz que minha resenha tenha atiçado sua curiosidade! Não esquece de vir aqui dizer o que achou da série! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  2. olá ,tudo bem ? devorei a série em um dia ela me prendeu do inicio ao fim .
    Tem uma história de suspense muito real na vida de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... Pensar que existem pessoas assim no mundo real é realmente assustador

      Excluir
  3. Eu assisti a primeira temporada e estou ansiosa esperando pela segunda.
    Apesar do Joe ser o vilão as vezes torcia por ele, até porque a Becke é meio chatinha e imatura.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... Embora ela seja a mocinha em perigo da série, era uma personagem muito intragável. Não foi difícil não gostar dela hahaha

      Excluir
  4. Eu amo esse ator, amo tudo o que ele faz.. Já é a segunda vez, que eu saiba, que ele faz um psicopata rs.. Excelente ator e eu amei esse série.. Que venha a 2 temporada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sério? hahahahaha Bom, cara de psicopata ele tem um pouquinho. É um excelente ator de fato!!
      Ansiosíssima pela segunda temporada também!

      Excluir
  5. Vi muita gente romantizando esta história e até justificando as ações de Joe. Quando li o livro não entendi o motivo de estarem romantizando algo tão absurdo como o relacionamento abusivo que existe dele para com a Beck. Foi muito desconfortável ler este livro e está sendo igualmente desconfortável assistir a série, porém, a série humaniza mais o personagem e mostra coisas boas que ele faz, possibilitando que muitas pessoas confundam as coisas e acabem classificando Joe como o mocinho, quando na verdade é o vilão.

    Gostei da sua resenha.

    Beijos,
    https://pedagogiacriativa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso de romantizarem o protagonista tem preocupado até mesmo o ator Penn Badgley. As pessoas andam distorcendo muito e acham que qualquer ato de bondade é amor. Bom saber que o livro não o humaniza tanto, estou morrendo de vontade de ler!

      Excluir
  6. olá!
    Adoro séries desse tipo, depois que terminar a que estou assistindo vou ver esta.
    Adorei dica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Estão falando muito bem dessa série, logo que tiver um tempinho vou maratonar com certeza.

    www.quinzeprasnove.com

    ResponderExcluir
  8. Estão falando super bem dessa série.. quero muito vê-la, mas fico com medo de não gostar.
    Adorei sua resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. não sou fã de series , sou mais de filmes, mas pelos comentários que vi até agora e pelo explicação que dá sobre a serie dá vontade de ir experimentar.

    ResponderExcluir
  10. Já li vários comentários e resenhas sobre esta série mas ainda não aconteceu de eu parar para assistir. Apesar disso, sou suspeita pra falar porque eu simplesmente amo suspense. Tua resenha ficou ótima, conseguiste falar sobre a série sem dar nenhum spoiler. Amei.

    ResponderExcluir
  11. Essa série está sendo bastante comentada, amo séries, não sei se vou gostar dessa, não. Gostei muito da resenha, bem completa, adorei.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que esta série é uma das mais polémicas a meu ver... já ouvi tantos comentários de ambos os lados que nem sei se começo a ver ou não! Provavelmente começo mesmo! Obrigada pelo artigo!

    ResponderExcluir
  13. Eu simplesmente me apaixonei por essa série, pois ela passa muitas me mensagens ao público. E ele com essa carinha de bom moço me deixou com amor e odio por ele ao mesmo tempo. E o que ele fez com a back, gente , fiquei sem chão hahaha. Mas espero que saia mesmo a segunda temporada pois vai ser top , amei ver o final oi gatinho, precisamos conversar hahaha

    ResponderExcluir



Topo