[RESENHA] O Ódio que Você Semeia - Angie Thomas

em terça-feira, 21 de agosto de 2018


FICHA TÉCNICA
Nome: The Hate U Give (O Ódio que Você Semeia)
Autor(a): Angie Thomas
Editora: Galera Record
País: EUA
 Lançamento: 28 de fevereiro de 2017
Gênero: Ficção juvenil
Páginas: 378
Adicione: Skoob
Compre: Amazon | Saraiva | Livraria Cultura | Submarino | Livrarias Curitiba

SINOPSE: "Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro necessário em tempos tão cruéis e extremos.Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto. Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa. Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar." (Skoob)



 O Ódio que Você Semeia conta a história de Starr, uma jovem negra que vive com sua família no bairro de Garden Heights, comunidade negra e periférica. Sua vida basicamente consiste em ir a escola e depois voltar pra casa. Mas, Starr e seu irmão mais velho, Seven, não estudam no seu bairro, e sim em outro. Um bairro rico e branco, onde as oportunidades e o ensino e a segurança são melhores.
 O livro se inicia com uma festa em GH, onde Starr está com sua amiga e lá reencontra Khalil, que era seu melhor amigo na infância e que a tempos não via. Os dois matam as saudades e passam o tempo juntos. Até que um incidente na festa faz com que todos saiam apressados. Khalil oferece uma carona a Starr, e é aí que nossa história começa.
 Durante o trajeto, em que eles conversavam, são abordados por um policial. Poderia ser mais um caso comum de infração no trânsito (se realmente houvesse uma), se Khalil não terminasse a noite estirado no chão, coberto de sangue. Morto. E Starr é a única testemunha.

 O livro basicamente gira em torno do caso da morte da Khalil, e em como a comunidade negra se cansou de serem mortos apenas pela cor. As coisas tomam proporções ainda maiores quando a mídia começa a soltar mentiras a respeito do garoto, e então começa uma leva de passeatas e manifestações a fim de haver justiça para o garoto. E no meio disso tudo temos Starr, que sabe exatamente o que aconteceu, mas nem isso é suficiente para fazer a verdade vir a tona.

 Esse livro é, em minha mais humilde opinião, o livro que mais me tocou na vida. E de forma pessoal. Foi muito fácil pra mim me identificar com a personagem, até porque também sou negra. Graças a Deus nunca vi nenhum amigo meu morrer, mas já cansei de ouvir casos de colegas meus, alunos e conhecidos que tem parentes mortos, em sua maioria negros, e em muitas vezes sem um motivo.
 O livro conta basicamente a história do negro nos dias de hoje. Não só nos EUA, mas aqui no Brasil, lá na Argentina, lá no Reino Unido, lá em Portugal... Em todo lugar. O negro é massacrado e morto, muitas vezes apenas por sua cor. E como se isso não fosse o bastante, mesmo depois de morto, ainda tem que provar que é inocente.
 Ele é um tapa na cara atrás de tapa na cara que faz com que você pare e reflita sobre muitas ações em sua vida. Sobre o racismo velado. Uma das coisas que mais gostei em Starr foi o dilema em que ela se encontrou: uma garota negra, periférica, estudando e andando em meio a pessoas brancas, namorando um cara branco... Isso a tornava menos negra? Menos digna de sua cor e da luta que ela carrega? É um dilema que muitas jovens negras já passaram, eu inclusa nessa lista. Estou negando minha origens por não estar sempre ao lado dos negros? Por namorar um cara branco? Por meus pais conseguirem com que eu estude numa escola de elite? São esses os pensamentos que rondam a cabeça da nossa protagonista e é muito interessante ver como ela lida com essas questões ao longo da trama.

 O Ódio que Você Semeia veio pra deixar uma mensagem muito clara: não dá mais pra se calar perante o sangue dos meus irmãos negros que correm pelas ruas. Não dá pra ficar em silêncio, enquanto irmãos e irmãs morrem diariamente apenas por terem mais melanina. A luta é contínua, e precisamos estar sempre abertos a conversar, a debater, e a lutar pelo direito a vida dessas pessoas. É um livro que eu recomendo fortemente a todos. Não importa se não é um gênero literário que te agrade, que saia da tua zona de conforto. E se for esse o caso, melhor ainda. O baque vai ser tão forte quanto.


Classificação:



 Lembrando que a 20th Century FOX comprou os direitos do livro e o filme sai em 19 de Outubro nos EUA (ainda sem previsão aqui no Brasil). Vou deixar vocês com o trailer do filme, estrelado pela maravilhosa Amandla Stenberg:



54 comentários:

  1. Sinopse maravilhosa e resenha melhor ainda! É de fato um tema muito bom e super interessante para refletirmos sobre questões ligadas ao racismo! Amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e uma leitura muito necessária nos dias de hoje!!

      ♥ ♥

      Excluir
  2. Já me falaram muitas vezes desse livro e certamente é uma leitura daquelas de tapa na cara. Ainda mais porque lida com o preconceito e parece que hoje em dia tá pior e sério, muito sério.
    Pelo trailer, ele foi bem adaptado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... e já que te falaram dele, por que não dá uma chance? Aproveita que vai demorar um pouco pra sair o filme aqui, e lê antes... Não vai se arrepender!

      Um beijo ♥

      Excluir
  3. Fiquei arrepiada com o trailer.
    Vou ler esse livro com certeza.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  4. Eu não diria que este livro parece ser um choque de realidade porque, infelizmente, a gente vê a temática que ele aborda frequentemente estampando as notícias dos jornais.
    Já quero muito le-lo.
    Parabéns pelo post e pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo choque de realidade sim, pois infelizmente muita gente ainda é cega perante o que está bem debaixo de seus narizes. E são exatamente essas pessoas que a autora pretende atingir ^^

      ♥ ♥ ♥

      Excluir
  5. Esse livro é PODEROSO. Já li e reli, e acho que todo mundo deveria ler. Maravilhosa sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei disso: poderoso! Representa muito bem o que esse livro é.
      Obrigada, Raquel ♥ ♥ ♥

      Excluir
  6. Nossa, a história é muito boa e com certeza o filme vai ser sucesso. Tomara que chegue logo por aqui. bjs Verônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aguardo ansiosamente por esse filme. O livro é maravilhoso ♥ ♥ ♥

      Excluir
  7. Esse livro deve ser muiiito bom de ler. Bem impactante. O filme vai ser top.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim. Ele é de abrir as cabeças e botar a gente pra pensar. Deveria ler! ♥ ♥

      Excluir
  8. Esse livro me pareceve atual pois neste tempos qinda temos toda essa violenvia, somenre pwla cor da pele.O trailer me deixou arrepiada e curiosa oelo filme.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem atual sim, se passa nos dias de hoje mas poderia se passar na década de 60, por isso. De tão triste, é como se nada tivesse mudado :/

      Excluir
  9. Eu vi uma menina no instagram postar sobre esse livro, na hora a capa me chamou bastante atenção, mas, passei batido a resenha...E preciso ler, todos precisam na realidade - para essa sociedade aprender que somos todos iguais. Quem sabe um dia né. E menina, se eu ler 20 resenhas tuas, vou querer ler 20 livros kkk viciei rs

    Beijos,
    Chrisspey <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Seguimos na batalha pela igualdade!
      Hahahahahah que bom saber que minhas resenhas estão chamando atenção! A intenção é essa. Obrigada pelo carinho ♥ ♥ ♥

      Excluir
  10. Bo atarde, como vaiw Confesso que inda na conhecia esse livro, mas eu achei super interessante sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Nossa você falou tudo, não só nos Estados Unidos que os negros são massacrados mortos e discriminados é em todo mundo!Assim como você, graças a Deus não tenho conhecidos que morreram, mas o que mas ouvimos são relatos todos os dias, isso me entristeci muito sou negra e trabalhava em um escritório de uma empresa grande e sofria preconceito por ser negra, o mais absurdo disso que as vezes a discriminação vinha de outros negros, Temos que parar com isso parar de achar que o problema não é nosso e agir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Está tão impregnado em nossas mentes que as vezes nós mesmos cometemos um ato racista com nosso irmão de cor sem perceber... Precisamos abrir nossos olhos! E abrir os olhos das pessoas. Obrigada pelo feedback ♥ ♥ ♥

      Excluir
  12. Olá.

    AMEI sua resenha! Toda vez que vejo alguém indicando este livro eu falo que vou colocar na minha wishlist e sempre esqueço, mas DESSA VEZ eu vou colocar mesmo! E acredito que além de ser reflexivo, o livro traz grandes mensagens importantes. Não pode se calar; não pode ficar em silêncio! Amei muito sua resenha e garanto que esse livro vai mexer comigo também!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!!
      NÃO ESQUECE HAHAHAHAHAHAHA Agora é pra valer, coloca na wishlist e leia o mais rápido possível!
      E muito obrigada pelo feedback ♥ ♥ ♥

      Excluir
  13. Já tinha ouvido falar e já haviam Me indicação esse livro. Adorei saber a sua opinião, vou ver se acho ele para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já recebeu indicação antes, não acha que já ta na hora de ler? hahahaha
      Boa leitura ♥

      Excluir
  14. Olá!
    Menina, esse livro é maravilhoso, TODOS deveriam ler! Estou muito feliz pois está sendo produzido,e torço muito para que chegue ao máximo de pessoas. Esse livro é um tapa na cara mesmo, veio como um basta, sabe, quantas pessoas já morreram só pela cor da pele? É um preconceito horrível, desumano. ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatah!
      Sim, precisamos dessa válvula de escape. Desse grito de guerra... Esse livro mexeu muito comigo e espero que ele e o filme mexam com o mundo todo! ♥ ♥ ♥

      Excluir
  15. Nunca tinha ouvido falar do livro e nem da autora mas eu já amei e também por ser negra me identifiquei e quero muito ler, vou adicionar na minha lista de leitura, obrigada pela dica e infelizmente ainda acontece muito isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai se identificar MUITO mais depois que ler... Eu garanto! ♥ ♥ ♥

      Excluir
  16. Esse é o meu livro favorito de toda a vida! Tanto é que tatuei a Starr na pele! A história me deixa emocionada demais e é impossivel não se identificar com a personagem se voce é negra. Ja to ansiosa pelo filme, parabéns pela resenha tão sincera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENTIRA!!! Quero fotos dessa tattoo na minha mesa agora!! Que hino!! Manda pra distribuidora essa sua tattoo, capaz de tu ganhar ingressos hahahah Mas arrasou <3

      Realmente, é uma história pra se levar pra vida ♥ ♥ ♥

      Excluir
  17. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não li esse livro, mas estou com muita vontade de ler. Ele já estava na minha wishlist bem antes de ser publicado aqui, mas não sei porque até hoje não comprei. como o filme sai esse ano, eu com certeza lerei ele antes da estreia.

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bell, tudo e você?
      Ah, com tantos livros, tantas resenhas... A gente acaba esquecendo um ou outro. Mas leia logo! Você vai amar ♥ ♥ ♥

      Excluir
  18. Me arrependi de não ter solicitado esse livro quando tive oportunidade, mas ainda vou comprá-lo para ler. A história é tão sensível e necessária. O trailer do filme me emocionou muito também, estou ansiosa para assistir ao filme. Mas quero complementar com a leitura também.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o trailer chega a arrepiar a alma! Vai ser uma leitura incrível pra você ♥ ♥ ♥

      Excluir
  19. Eu quero muito ler esse livro e adorei ler a sua resenha, eu tenho certeza que ele será uma excelente leitura para mim e que vou tirar grandes mensagens dele. Eu não sabia sobre o filme, já quero!!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, que trailer viu.
    Impactante.
    Porém tão atual!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Estou muito afim de ler esse livro. A cada resenha que leio me sinto ainda mais tentada a iniciar a leitura. Cheio de pontos para reflexão, uma abordagem a temas importantes, que certamente vai entrar para os meus favoritos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  22. Essa é uma das histórias que mais têm me interessado no momento. Desde que vi algumas blogueiras e youtubers que gosto falarem do livro. E quando vi o trailer aí que fiquei mais curiosa.

    Apesar de ser um livro que eu sei que vai mexer com as minhas emoções e me deixar um caco irei ler, com certeza! O mundo está terrível. Para negros, brancos, mulheres, homens, crianças (vítimas de violência dentro de suas próprias casas), para quem tem ou não uma religião. Enfim... A violência atingiu um nível que não parece possível uma melhora. Eu já perdi a esperança de que vá existir um futuro melhor. As pessoas preferem, como o título do livro mesmo sugere, semear o ódio, espalhar rancor e preconceitos. Pela cor de pele? Pela diferença de gênero? Pela religião? Somos todos humanos e deveríamos era olhar para isso.

    ResponderExcluir
  23. Oi Abby.

    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro e pela sua resenha, tudo parece que é uma história que sensibiliza e toca na vida do leitor. Adorei todas as informações que deixou sobre ele e com toda certeza vou tentar lê-lo antes do lançamento do filme. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oie.

    Esse livro também me tocou muito, mas de uma forma diferente da sua, no sentindo de não me identificar quando os personagens sentem esse racismo, porque como sou branca, nunca sofri nenhuma discriminação. Foi uma leitura muito rica para mim, aprendi muito, enxerguei mais a situação da comunidade e dos negros. To bem ansiosa para ver como vão adaptar para o cinema!

    beijos e adorei a resenha! :)

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?
    Eu não li esse livro ainda, mas estou bem curiosa para ler, pois a proposta dele é interessante. Eu acho que a lição que ele passa é muito importante e precisa ser discutido. Estou louca de curiosidade para saber o que vou achar do livro e dos personagens e, posteriormente, assisti ao filme.
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Essa obra já está há alguns dias em minha lista de leituras. Ainda não cheguei a ela , mas um dia chego lá. Não me incomoda leituras que me tirem de minha zona de conforto, pelo contrário , até gosto. Gosto de leituras que me levem a uma reflexão de mim mesma e de meu entorno e da sociedade em que vivo . Espero gostar dessa obra do tanto que você gostou. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Esse livro está na minha meta de leitura para esse ano <3
    Me arrependi de não ter comprado na bienal, mesmo não tendo encontrado um descobro diferente por lá.
    Amei sua resenha e espero iniciar a leitura em breve.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Adoro livros com essa proposta polemica e essa pegada reflexiva e forte. Livros que abrange o racismo nu e cru me faz surtar, chorar e zangar. Li outras resenhas e como a sua são todas muito positivas, quero muito ler esse livro, Antes mesmo de assistir o filmes, está nos meus desejados.
    Adorei a resenha.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  29. Oieee
    Esse livro já está no meu Kindle há um tempão, e cada resenha que eu vejo me deixa mais curiosa, mas cadê o tempo? Ainda sim não vou desistir!! Adorei a resenha

    Beijokas

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bom?

    A história retratada nessa obra é, infelizmente, baseada em fatos reais. Não de uma pessoa em específico, mas de toda uma comunidade. É inadmissível que isso aconteça, mas a realidade é dura e a sociedade é racista. Eu, por ser branca, nunca sofri pela cor da minha pele e, graças a Deus, não conheço ninguém que foi morto por causa dela. Porém, o meu irmão, por ter a pele mais escura que a minha (temos uma mistura de raças enormes na nossa família, incluindo africana, europeia e indígena), já foi parado pela polícia mais de uma vez (coisa que nunca aconteceu comigo, por ser branca).
    Então, acredito que essa seja uma leitura essencial, principalmente para os jovens. Como você disse, é um tapa na cara de quem lê. As vezes, sem percebemos, cometemos racismo com outra pessoa e isso é errado. Acredito que o cenário possa mudar, mas é necessário que queiramos isso e que aprendemos com os nossos erros - e com os erros de outras pessoas. Eu, particularmente, tenho esperanças que isso ainda melhore.
    Sim, essa leitura é maravilhosa, principalmente por nos mostrar que não podemos ficar parados diante de uma injustiça.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bom?
    Livros como esse são super necessários para começar a mudar a mentalidade das pessoas, para que elas percebam que o racismo ainda é muito presente em nossa sociedade e que muito ainda precisa ser feito para combater tantas injustiças e mortes sem motivo. Amei a sua resenha e entendo o porque este livro te tocou tanto e te fez repensar em tantas questões. Espero poder lê-lo em breve e ser tocada tanto quanto você foi!
    Amei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Olá Abby!!!
    O livro já está na minha lista de leitura, pois assim que eu li a primeira resenha sobre ele já fiquei impactada.
    Eu acho que o livro como você disse é essencial, independente se é o gênero que a pessoa leia ou não. E sim, quantas vezes ouvimos que pessoas negras são mortas por causa de sua cor.
    Racismo existe e está presente em nossa linha de frente e muitas vezes não fazemos nada para que pare.
    Sua resenha está maravilhosa e já estou também ansiosa pela adaptação!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    eu não li esse livro ainda (falha minha), mas a temática que interessa muito, estou muito feliz em saber que uma obra como esta existe e mesmo não tendo lido ainda mas tendo em vista as abordagens que são feitas concordo que deve ser lido por todos. Vou dar um jeito de fazer essa leitura o mais breve possível.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bem?

    Eu cheguei a ler muitas resenhas positivas acerca o lançamento deste livro, mas não sei se é o tipo de leitura que me deixaria confortável, o que estou buscando ao máximo nos últimos tempos. Como sei que haverá um filme dele, provavelmente o assista primeiro e depois, caso goste, procure a obra.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir



Topo