[RESENHA] #1 After - Anna Todd

em terça-feira, 4 de dezembro de 2018

FICHA TÉCNICA:
Nome: After
Autor(a): Anna Todd
Editora: Paralela
País: EUA
Lançamento: 21 de outubro de 2014
Gênero: YA, Erótico, Romance
Páginas: 524
Adicione: Skoob
Compre: Amazon | Saraiva | Livraria Cultura | Submarino | Livrarias Curitiba


SINOPSE: "Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar.Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma." (Skoob)



 E vamos fechar o ano com as resenhas de uma das séries literárias que mais dividem opiniões nos últimos anos: After. After foi um fenômeno de leituras quando foi lançado na plataforma Wattpad pela escritora Anna Todd. Originalmente era uma fanfiction da (minha saudosa ex) boyband One Direction, que fez tanto sucesso entre as fãs que se tornou uma obra literária física. Com umas alterações e direitos autorais e voilá, temos aqui essa série para vocês.
 Não existe meio termo com essa história, ou você gosta, ou você não gosta. Faço parte do grupos dos que gostam, mas tenho fortes ressalvas e vocês vão entender melhor na resenha abaixo.



 Tessa Young, nossa protagonista, está pronta para o primeiro dia de aula da faculdade. O dia que ela vem sonhando desde sempre. Mas, no primeiro dia, ela já nota que as coisas talvez podem sair um pouquinho além do que ela esperava.
 Nossa protagonista é uma típica moça certinha, que vive com a cara enfiada nos livros, um namorado bonitinho e uma mãe, digamos... controladora. Na universidade, Tessa experimenta pela primeira vez a sensação de liberdade, mas podemos dizer que essa tal liberdade não dura por muito tempo.

 Temos, do outro lado, Hardin Scott, outro estudante da universidade, amigo da colega de quarto de Tessa, e logo em seu primeiro encontro com ela ambos parecem não se gostar. Hardin é o típico bad boy: cheio de piercings, tatuagens, roupas escuras e muita atitude. Claro que sua aparência e falta de educação chamam a atenção de Tessa, e é a partir dali que se inicia, lentamente, o que podemos chamar de "o relacionamento mais conturbado da literatura atual".

"Você não faz meu tipo, assim como eu não faço o seu. Mas é por isso que fazemos tão bem um para o outro... somos ao mesmo tempo muito diferentes e muito parecidos. Uma vez você me disse que eu desperto o que existe de pior em você. Bom, você desperta o que existe de melhor em mim."

 Tessa e Hardin são completos opostos, a primeiro momento. Mas, conforme as páginas vão passando e você começa a ver mais contato e mais diálogo entre os dois, começa a notar que as diferenças começam e param na aparência. No interior, eles têm muito em comum, e um desejo ardente também, que é o que acaba unindo-os.

 Esse livro causou (e ainda causa) muita controvérsia pelo evidente relacionamento abusivo de Hessa, principalmente nesse primeiro volume. Mesmo sendo fã e, e alguns momentos, defendo a série, não posso deixar de concordar com a toxicidade do relacionamento deles dois. Muitas coisas mudam na vida de ambos, principalmente de Tessa, que praticamente abre mão de tudo por Hardin, mas ele não parece perceber (ou se importar). Isso sem contar os inúmeros obstáculos que eles enfrentam ao longo do relacionamento: a mãe, o ex namorado de Tessa, os amigos de Hardin... É como um grande sinal universal de que eles não deveriam estar juntos, mas o amor que sentem um pelo outro faz com que eles sigam lutando. Uma coisa muito boa que gosto nessa história, e principalmente nesse primeiro volume, é a amizade entre Tessa e Landon. Landon vem sendo o primeiro grande amigo de Tessa, e seu parceiro para todas as horas. Um grande oásis em todo o caos que a vida dela se tornou desde que entrou na faculdade.

 O final do livro é muito impactante. Você termina de queixo caído e morrendo de vontade de encontrar respostas. "O que vai acontecer depois", é a pergunta que fazemos ao fechar o livro. Mesmo quem não gostou da história, fica curioso a respeito. E é uma coisa que eu admiro muito na escrita da Anna, ela sabe, e muito bem, como terminar uma história e deixar o leitor com gostinho de quero mais.


 Agora vocês me perguntam: eu indico este livro? A resposta é sim. Embora esteja rolando uma treta enorme atualmente sobre esse livro (porque vai virar filme), e uma guerra infinita de "leia" ou "não leia", a minha dica e o meu pedido a vocês é que não deem ouvidos a opinião dos outros. Leiam e tirem suas próprias conclusões. Mas leiam a série inteira. Tenham todos os volumes lidos para que vocês criem uma crítica concreta, seja ela positiva ou negativa, sobre a história. Para mim, pelo menos, as resenhas servem para atiçar a curiosidade do leitor, então, mesmo que eu tenha uma opinião negativa sobre uma obra, sempre vou tentar fazer com que você leia a obra, até porque nossas opiniões são diferentes. O que é bom para mim, pode não ser bom pra você. E vice-versa.
 Mas faço aqui um pequeno apelo: se forem de fato dar uma chance a obra, leiam com a mente e o coração abertos. Tem SIM relacionamento abusivo, e não só por parte do casal principal. Mas também te mostra exatamente os sinais (os sutis e os escrachados) de um relacionamento tóxico e a forma como você não deve agir (que no caso, a Tessa agiu). Vamos sempre nos lembrar que isto é uma obra de ficção, e que os homens tóxicos da vida real não são Hardin Scott. 


"Lembra quando me perguntou quem é a pessoa que mais amo no mundo? (...) É você. Você é a pessoa que mais amo no mundo." - Hardin


Classificação:


 Em Abril do ano que vem, será lançado o filme baseado no livro, After. Será distribuído no Brasil pela Diamond Filmes, e já temos o teaser trailer para checarmos enquanto o trailer oficial não sai. Dá só uma olhada:


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo