[RESENHA] TQEQ #1 Tudo o Que Ela Quer - Erika Rossas

em sexta-feira, 31 de agosto de 2018

FICHA TÉCNICA
Nome: Tudo o Que Ela Quer

Autor(a): Erika Rossas
Editora: Independente
País: Brasil
 Lançamento: 2015
Gênero: Jovem Adulto
Páginas: 400
Adicione: Skoob
Compre: Amazon  | Saraiva | Livraria Cultura

SINOPSE: "Sara Montezuma é exatamente o que qualquer mocinha de romance jamais pensou em ser. Ela é a rainha do drama e da manipulação, odeia responsabilidades, só gosta dos caras errados e vive constantemente de ressaca. Que ela sempre foi meio narcisista e politicamente incorreta, todo mundo já sabia. Mas tentar pular o muro do colégio é certamente o estopim. O resultado dessa pequena aventura? Um carimbo de expulsão no histórico escolar e uma viagem só de ida para a bonita e tranquila Campos do Jordão. No final das contas, a mudança não era um castigo tão grande assim. Ela ia morar em um dos destinos de férias mais famosos do Brasil, dirigir o Bel Air 57 do pai sem carteira de motorista, conhecer os turistas mais gatos que podem existir e, acima de tudo, ficar bem longe de todas as memórias ruins envolvendo a morte trágica do padrinho. É um novo começo. E Sara está se divertindo como nunca. O único problema é que aqueles últimos meses tinham deixado todos devastados e, mesmo com todas as festas e distrações, superar o passado é muito mais difícil do que ela poderia esperar. Mas não se chamaria Sara Montezuma se nem ao menos tentasse! Tudo o que ela quer é uma história pra lá de audaciosa, feita principalmente para quem já cansou de ler sobre mocinhas comportadas e príncipes em cavalos brancos." (Skoob)



 Tudo o que Ela Quer foi o maior desafio literário com o qual me deparei até agora... Não foi uma leitura fácil, pois fugiu de tudo o que já li antes. Óbvio que já na sinopse somos avisados que esse livro não foi feito para quem curte um conto de fadas. Mas estamos sempre prontos a nos desafiar, não é mesmo?

 Estou, no mínimo, surpresa. Sabia que o livro seria bem diferente das coisas que estou habituada a ler, mas este espécime me pegou muito de surpresa. Vou contar o porquê.

 Começo dizendo que tive um receio enorme de fazer essa resenha, pois até a metade do livro eu estava detestando demais (preciso ser sincera). Mas, quando fui me aproximando do final da história, pudemos ver o início (sim, o início, porque tem um longo caminho a ser percorrido) do amadurecimento da protagonista, que, na minha opinião, só acontece por conta de coisas que rolam e que meio que a forçam a ser mais responsável (ficou confuso? ficou, mas se eu explicar o que acontece, é spoiler. e poxa, bem do final da história, seria mancada).

 A história começa com a nossa protagonista tentando pular o muro da escola, e a bonita é nada mais nada menos que expulsa. O pai, que está mais preocupado do que furioso com a filha, resolve que novos ares vão ser bom pra ela, e então eles se mudam para Campos do Jordão. O que iria parecer um novo recomeço, parece piorar quando ela começa a beber mais, sair mais, transar mais... Parece que o "plano" dele não deu muito certo.
 Além deles, temos também Gabriel Bosi e sua mãe, madrinha de Sara. Eles se mudam para Campos alguns meses depois de Sara e seu pai. Seria tudo muito bacana, muito em família... Não fosse que Bosi e Sara não se suportam. Vivem em pé de guerra, desde que o mundo é mundo.
 A história basicamente conta como foi o último ano da escola de Sara, como ela lidou com a mudança e como a família, dela e de Bosi, seguem suas vidas após o falecimento do pai de Bosi (que também é padrinho de Sara e melhor amigo de seu pai).

A protagonista é a rainha dos insuportáveis e irresponsáveis. Aquela adolescente típica que tem tudo na vida, mas gosta de meter o louco? É ela. Que bebe, fuma, se droga (não tenho tanta certeza quanto a isso, mas não duvido nada), e transa a torto e a direito, com caras que acabou de conhecer e tudo o mais. Eu não julgo, mesmo. Cada um faz o que quer da vida. Masssss, pelos acontecimentos e pelo fato de ela ainda estar na escola, deduzimos facilmente que ela não pode ter mais de 18 anos, e com uma atitude de uma mulher de 25 anos... Escrotíssima.
 E o pai é um banana. De verdade. Passa a mão na cabeça da filha, mesmo quando a mesma traz completos estranhos pra dentro de casa... Fiquei louca em diversas partes do livro em que ele simplesmente balança a cabeça e não faz nada, N-A-D-A, com relação as atitudes infantis e imaturas da própria filha. Gente, aqui comigo, QUE PAI que não faz nada com filha irresponsável? E ainda no nível dela? Sério... me tirou do palanque esse pai.
 A madrinha, não tenho muito o que falar dela... Ela sofreu muito depois que perdeu o marido, o que explica algumas das ações que ela tem na história, e a sua personalidade tanto com o filho, quanto com os demais a sua volta. E falando no filho... Gabriel é de longe meu personagem favorito. Nerd, bonito, centrado, vegetariano (admiro muito)... Único defeito do nosso Bosi é esse amor embutido que ele sente pela Sara.

 Embora o livro nos leve a crer que isso não é um romance e que não existe príncipe encantado... Desculpa, mas não há nada mais clichê no mundo do que dois jovens que se atracam entre tapas e beijos (lê-se Bosi e Sara). Não é nem um spoiler, qualquer leitor consegue notar isso na primeira vez que Bosi aparece. É até previsível. Entendível, mas previsível. O final do livro, não posso dizer que é surpreendente, mas interessante. Realmente, diferente de tudo o que você já leu. 

 Não é o livro da minha vida, ou que mudou minha perspectiva de vida. Senti mais raiva que qualquer coisa em 60% da minha experiência, o que acabou estragando-a um pouco (e a culpa é toda da Sara e essa atitude f*da-se o mundo que ela tem). Mas recomendo pra você, que gosta de fugir da sua zona de conforto, ou que simplesmente tá cansado dos clichês e dos romances convencionais. Garanto que essa obra vai que surpreender.


 Classificação:


PS: Soube recentemente (na verdade, enquanto escrevia essa resenha) que haverá uma continuação. Já estou aguardando ansiosa.

4 comentários:

  1. Pela premissa do livro já percebi que a leitura não é para mim, não consigo suportar personagens como a Sara e ler para passar raiva não rola!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem difícil engolir uma personagem que não nos agrada. Precisa de muita força de vontade mesmo :/

      Excluir
  2. Meio matusquela essa Sara né? Acho que até leio o livro como passatempo, mas ele n fax o meu estilo favorito.
    Parabéns pelo post e pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que pesquisar o que era matusquela, confesso que não conhecia a palavra hahahahahah mas sim, bem matusquela mesmo!
      Também não faz meu estilo, mas foi uma boa experiência.
      Obrigada pelo feedback ♥ ♥ ♥

      Excluir



Topo